quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade e QUARESMA - 2012

O cartaz atualiza o encontro do Bom Samaritano com o doente que necessita de cuidado (Lc 10,29-37).
A mão do profissional da saúde, segurando as mãos da pessoa doente, afasta a cultura da morte e visibiliza a acolhida entre irmãos (o próximo). A Igreja como mãe, em sua samaritanidade, aproxima-se e cuida dos doentes, dos fracos, dos feridos, de todos que se encontram à margem do caminho.
O profissional de pé, o enfermo sentado, olhos nos olhos, lembram o compromisso e a dedicação do profissional da saúde, no processo de cura do paciente, e a confiança do doente naquele que o acolhe e cuida. A acolhida e o cuidado aliviam a dor, estabelecem uma relação de confiança decisiva para a cura e superação das barreiras sociais.
A cruz, que sustenta e ilumina o sentido do cartaz, recorda a salvação que Jesus Cristo nos conquistou. Ela ilumina a vida humana, a morte, as dores, o sofrimento das pessoas sem assistência de saúde. No entanto, é ela também que ilumina o encontro entre o profissional da saúde e o doente, pois aponta para a esperança da transformação completa: um novo céu e uma nova terra.
A alegria do encontro retratado no cartaz recorda aos profissionais da saúde que foram escolhidos para atualizarem a atitude do Bom Samaritano em relação aos enfermos. Mobiliza os gestores do sistema de saúde a se empenharem para possibilitar atendimento digno e saúde para todos. Que a saúde se difunda sobre a terra.



Celebrando o Tempo da Quaresma
  (Cor do tempo: roxa)
- Nesse período, somos convidados a praticar as obras da penitência: o jejum a oração e a caridade. Na Igreja do Brasil, esses gestos são iluminados através da reflexão e do gesto concreto da Campanha da Fraternidade.
- A Quarta-Feira de Cinzas e a Sexta-Feira Santa são dias de jejum e abstinência. Porém, esses gestos não devem ser puramente exteriores mas sim expressão de um desejo de busca de purificação dos vícios e pecados, da busca do crescimento e do equilíbrio interno.
- Na Quaresma não enfeitamos o altar com flores (exceto o Domingo Laetare, as festas e as solenidades), e os instrumentos musicais são usados apenas para sustentar o canto. Omite-se o canto do Glória e o Aleluia.
- Sendo a Quaresma o principal tempo de penitência, é importante preparar a comunidade para a celebração do Mistério Pascal através de celebrações penitenciais.
- Algumas práticas de piedade nas quais os fiéis veneram a Paixão do Senhor, como Via-Sacra, são particularmente adequadas a esse tempo litúrgico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...