segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Um "ato penitencial" durante o ANO DA FÉ



INDULGÊNCIA PLENÁRIA OFERECIDA DURANTE O ANO DA FÉ
NA DIOCESE DE BACABAL -  MA

Ao longo de todo o Ano da Fé, anunciado para começar em 11 de outubro de 2012 e durar até findo o dia 24 de novembro de 2013, poderão ganhar a indulgência plenária da pena temporal pelos próprios pecados, concedida pela misericórdia de Deus, aplicável em sufrágio às almas dos fiéis defuntos, todos os fiéis da diocese de Bacabal:
v  - verdadeiramente arrependidos,
v  - devidamente confessados,
v  - em comunhão sacramental,
v  - que rezarem pelas intenções do Sumo Pontífice

1 – Quando visitarem e participarem  da Celebração  Eucarística das seguintes  Igrejas dedicadas a padroeira da Diocese:
- Igarapé Grande: Imaculada Conceição
- Paulo Ramos: Nsa. Sra. da Conceição
- Bacabal: Imaculada da Porta Aberta
nas seguintes datas: 8 Dezembro – Festa da Imaculada/  18 Agosto – Festa da Assunção / 12 de Outubro – Nossa Sra. da Conceição Aparecida.

2 – Em todas as Paróquias na Festa dos Padroeiros – Vigília Pascal – Procissão do Corpus Christi   e Festa de Cristo Re;   com estas condições:
                - Participação da Celebração Eucarística
                - Sermão sobre a fé/ Catecismo/ doutrina do Concilio VAt. IIº
                - Renovação das promessas batismais/ o profissão do Creio.

3 – A todos os que visitarem piedosamente o batistério ou local onde tenham recebido o Sacramento do Batismo e façam no lugar a profissão de Fé/ Creio.

4 – Aos que participarem da JMJ em Rio de Janeiro e aos missionários/as da semana de missão a realizar em todas as paróquias e comunidades da diocese na semana precedente a JMJ, dias 16-20 de Julho.

5 – Aos que participarem de momentos de formação, cursos ou iniciativas varias de estudo e conhecimento com a finalidade de aprofundar os documentos do Concilio Vat IIº  e o Catecismo da Igreja Católica.

6 – Aos doentes que impossibilitados de realizar outras iniciativas, recebam a visita do padre na sua casa ou no hospital, confessem, comunguem e renovem a sua Fe (credo ou promessas batismais) diante de um sacerdote (vela acesa e aspersão).

7 – Aos que participarem durante este ano de uma celebração ou outra iniciativa ecumênica, que reafirme a Fe em Cristo e promova a Unidade dos Cristãos

+Armando Martin Gutierrez
Bispo de Bacabal - MA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...