segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Faleceu o primeiro Provincial da unificada Província Franciscana da Alemanha - Frei Noberto Plogmann

Τ
Pace e bene Pace e Bene
Die Franziskaner trauern um Ihren Mitbruder Os franciscanos lamentam seu irmão
Provinzialminister Norbert Plogmann OFM OFM Ministro Provincial Norbert Plogmann
* 1954/10/20 +26.02.2012
Norbert Plogmann trat 1976 in den Franziskanerorden ein. Norbert Plogmann ingressou em 1974 na ordem franciscana. Er legte am 17.05.1980 die Feierliche Profeß ab und wurde am 28.03.1981 in Münster zum Priester geweiht. Em 17/05/1980  ele fez os votos solenes e foi ordenado em 28/03/1981 em Münster como sacerdote. Tätig war er unter anderem als Kaplan in St. Ludwig, Berlin-Wilmersdorf und als Guardian (Hausoberer) des Franziskanerklosters Pankow, wo er die Suppenküche maßgeblich mit aufbaute. Ele trabalhava como capelão, em Sankt Ludwig, Berlin-Wilmersdorf e como Guardian do convento franciscano em Pankow, onde construiu o projeto de “Sopa para o Povo da Rua” Zusammen mit Pfarrerin Dorothea Strauß gründete er auch die ökumenische AIDS-Initiative KirchePositHIV. Junto com o Rev. Dorothea Strauss, ele também fundou a Iniciativa Ecumênica  de AIDS “KirchePositHIV” (IgrejaPositHIV)
Von 2001 an war P. Norbert Provinzialminister der Sächsischen Franziskanerprovinz vom Heiligen Kreuz. A partir de 2001 Pe. Norbert foi eleito Ministro Provincial da Província Franciscana da Saxônia da Santa Cruz. In dieser Funktion hat er sich über die Maßen für die Vereinigung der vier Franziskanerprovinzen Deutschlands eingesetzt, die am 01.07.2010 durch den Generalminister des Franziskanerordens als „Germania“ errichtet wurde. Nesta função, ele tem trabalhado além da medida para a unificação das quatro províncias franciscanas da Alemanha, que foi criada em 01/07/2010 pelo primeiro-ministro da Ordem Franciscana como "Germania". P. Norbert wurde zu ihrem ersten Provinzialminister mit Sitz in München ernannt. Padre Norbert foi nomeado a ser seu primeiro ministro provincial, com sede em Munique. 
Em abril de 2011, um câncer grave foi encontrado, da qual não podia recuperar-se.
Nas primeiras horas da manhã de 26/02/2012 Pe. Norbert morreu em um hospital de Munique.
Perdemos um amável franciscano, irmão, comprometido, competente e corajoso. Sua morte nos entristeceu a nós e a muitos que o conheciam e o tinham como amigo. Ele como superior da "Província Mãe -Saxônia" da Alemanha visitou várias vezes a província franciscana do Maranhão e Piauí, fundada pela "Saxônia" para dar apoio aos projetos dos franciscanos e da diocese de Bacabal. Colegas de curso do Frei Noberto: +Frei Nicolau (Brasil), Frei Hermano (S.L. Gonzaga-Brasil), Frei Martino (Alemanha) e Frei João Ulrico (Roma-Itália). Foi muito positivo de ter vivido com ele na construção das coisas justas de Deus. VALEU, Noberto! Descanse em Deus!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Papa escolhe novo Arcebispo para Teresina-PI.


Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, bispo de Crateús (CE) desde 1998, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como o novo arcebispo de Teresina. A sua posse na capital será no próximo dia 6 de maio, às 19h, na Catedral Nossa Senhora das Dores, Praça Saraiva.

O anúncio foi feito quarta-feira de Cinzas, às 7h, no Palácio Episcopal, pelo administrador Arquidiocesano,  Pe. Tony Batista, e reuniu bispos de todo Piauí, além de padres, leigos e religiosos. Estiveram presentes na solenidade: D. Alfredo, D. Celso José, D. Eduardo, D. Miguel, D. Juarez e D. Plínio.


Sobre o novo arcebispo

Nasceu em Bacabal, Maranhão, aos 16 de junho de 1947. Filho de Pedro Furtado de Brito e Maria Inês Ribeiro de Brito. O primeiro dentre os cinco filhos do casal. Foi batizado na igreja de Santa Teresinha, em Bacabal, os 26 de outubro de 1947. Na mesma igreja crismado, tendo o Pe. José de Freitas Costa como padrinho. Aos 08 de dezembro de 1954, na Santa Missa presidida por Frei Celso Schollmeyer ofm, na paróquia e igreja do mesmo nome, realizou a sua primeira comunhão.

Sua iniciação nos estudos foi em 1953 na Escola "Nossa Senhora da Conceição". No grupo escolar "Osvaldo Aranha" cursou o primário entre os anos de 1954 a 1958. Feito o Exame de Admissão, em São Luís, regressou a Bacabal onde fez o curso ginasial no "Colégio de Nossa Senhora dos Anjos", dirigido pelos Frades Franciscanos, tendo pertencido a primeira turma do referido estabelecimento de ensino.

Em 1963, orientado por Frei Solano Kühn ofm, Diretor do Ginásio, ingressou no Seminário Franciscano de Santo Antônio, em Campina Grande-PB, onde fez o Curso Clássico, embora não pretendesse entrar na Vida Religiosa, mas tão só por razões de estudo. Integrado como seminarista na Arquidiocese de São Luís, em 1966, cursou o 1º ano de Filosofia no "Seminário Provincial" de Fortaleza-CE. De 1967 a 1970 estudou no "Seminário Regional do Nordeste", em Recife-PE, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia, sendo que em 1968, com a criação da Diocese de Bacabal, ligou-se a esta Circunscrição Eclesiástica.

No ano de 1970 revalidou o seu curso de Filosofia na Universidade Católica de Pernambuco. Das mãos de D. Pascásio Rettler, Bispo de Bacabal, recebeu, aos 15 de janeiro de 1972 a Ordenação de Presbítero. Foi nomeado Pároco e tomou posse na Paróquia de São Benedito, de Pedreiras, aos 19 de março de 1972, tendo sido o terceiro a exercer esta função naquela comunidade. De 1972 a 1980 integrou o Conselho Pastoral da Diocese.

De 1975 a 1982 foi representante dos Presbíteros da Diocese de Bacabal e em julho de 1980 eleito membro da Comissão Nacional do Clero, representando o Nordeste IV (Maranhão e Piauí), o que lhe facultou a participação em duas Assembleias da CNBB, Itaici -SP, nos anos de 1981 e 1982.
A 1º de julho de 1984 foi nomeado pelo Bispo Diocesano membro do Colégio dos Consultores da Diocese, neste permanecendo até julho de 1994.

Com a renúncia de D. Pascásio, assumiu o pastoreio da Diocese, em janeiro de 1990, D. Henrique Johannpoetter ofm, o qual o nomeou Vigário Geral, cargo que exerceu de julho de 1990 a fevereiro de 1995. Aos 24 de julho de 1994 deixou a paróquia de São Benedito de Pedreiras para assumir a função de vice-reitor do Seminário Interdiocesano Santo Antônio em São Luís. A reitoria do dito Seminário lhe foi confiada aos 19 de fevereiro de 1995.

Nos meses de janeiro e julho de 1995 e janeiro de 1996 seguiu um Curso de Psico-pedagogia (extensão universitária) em Viamão-RS. Aos 18 de fevereiro de 1998 foi nomeado Bispo de Crateús-CE, pelo Papa João Paulo II. Escolheu como lema: "Senhor por tua palavra lançarei as redes", Lc 5,5.
No Regional Nordeste I, D. Jacinto foi Bispo de referência para: Comissão dos Presbiteros, Liturgia e Comunicação. 
Na Diocese organizou a Escola Diaconal, ordenando em 2010 os 4 primeiros Diáconos Permanentes. Criou a Cáritas (2005) Diocesana e a Comissão Diocesana de Justiça e Paz (2011), manteve um programa radiofônico diário na emissora "Vale do Rio Poty" chamado "Hora do Angelus", incentivou as Vocações Sacerdotais, bastante escassas na Diocese, ordenando 11 Padres em 14 anos, acolheu na Diocese 06 Institutos religiosos femininos e 04 masculinos e 01 ?Nova Comunidade, organizou a peregrinação com a Imagem de N. S. de Fátima em toda Diocese, acompanhada de semanas missionárias, criou 3 novas Paróquias e estabeleceu em todas as Paróquias da Diocese os Conselhos de Pastoral e de Assuntos Econômicos.
Em entrevista nesta tarde na Tabajara Am no programa Jornal Regional Dom Jacinto confiante na intercessão de Maria nesta missão que lhe foi confiado.Indagado por Ludimá Marques como estava o coração em deixar o rebalho na região dos Inhamuns.
"Estou muito triturado por deixar esta diocese não sabe como esta sendo dificil
ter que deixar este lugar no dia 6 de maio para assumir a Arquediocese de Teresina".Afirmou Dom Jacinto finalizando que era apenas um sinal de instrumento de Cristo do meio dos irmãos e é ele que conduz.

Fonte: Tabajara Notícias



Campanha da Fraternidade e QUARESMA - 2012

O cartaz atualiza o encontro do Bom Samaritano com o doente que necessita de cuidado (Lc 10,29-37).
A mão do profissional da saúde, segurando as mãos da pessoa doente, afasta a cultura da morte e visibiliza a acolhida entre irmãos (o próximo). A Igreja como mãe, em sua samaritanidade, aproxima-se e cuida dos doentes, dos fracos, dos feridos, de todos que se encontram à margem do caminho.
O profissional de pé, o enfermo sentado, olhos nos olhos, lembram o compromisso e a dedicação do profissional da saúde, no processo de cura do paciente, e a confiança do doente naquele que o acolhe e cuida. A acolhida e o cuidado aliviam a dor, estabelecem uma relação de confiança decisiva para a cura e superação das barreiras sociais.
A cruz, que sustenta e ilumina o sentido do cartaz, recorda a salvação que Jesus Cristo nos conquistou. Ela ilumina a vida humana, a morte, as dores, o sofrimento das pessoas sem assistência de saúde. No entanto, é ela também que ilumina o encontro entre o profissional da saúde e o doente, pois aponta para a esperança da transformação completa: um novo céu e uma nova terra.
A alegria do encontro retratado no cartaz recorda aos profissionais da saúde que foram escolhidos para atualizarem a atitude do Bom Samaritano em relação aos enfermos. Mobiliza os gestores do sistema de saúde a se empenharem para possibilitar atendimento digno e saúde para todos. Que a saúde se difunda sobre a terra.



Celebrando o Tempo da Quaresma
  (Cor do tempo: roxa)
- Nesse período, somos convidados a praticar as obras da penitência: o jejum a oração e a caridade. Na Igreja do Brasil, esses gestos são iluminados através da reflexão e do gesto concreto da Campanha da Fraternidade.
- A Quarta-Feira de Cinzas e a Sexta-Feira Santa são dias de jejum e abstinência. Porém, esses gestos não devem ser puramente exteriores mas sim expressão de um desejo de busca de purificação dos vícios e pecados, da busca do crescimento e do equilíbrio interno.
- Na Quaresma não enfeitamos o altar com flores (exceto o Domingo Laetare, as festas e as solenidades), e os instrumentos musicais são usados apenas para sustentar o canto. Omite-se o canto do Glória e o Aleluia.
- Sendo a Quaresma o principal tempo de penitência, é importante preparar a comunidade para a celebração do Mistério Pascal através de celebrações penitenciais.
- Algumas práticas de piedade nas quais os fiéis veneram a Paixão do Senhor, como Via-Sacra, são particularmente adequadas a esse tempo litúrgico.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Dicas para dar mais umas razões para o jejum quaresmal


Os 10 piores alimentos de todos os tempos para a saúde, segundo a lista divulgada pela nutricionista canadense Michelle Schoffro Cook - da Organização Internacional de Consultores de Nutrição, da Sociedade Internacional de Medicina Ortomolecular e da Sociedade Canadense de Medicina.


 lugar: Refrigerante Diet. "O pior alimento de todos os tempos", diz Dra. Michelle. Segundo ela, como se não bastassem todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, agora rebatizado como "Amino Sweet" - produzindo "efeitos que podem ser confundidos com Alzheimer, síndrome da fatiga crônica, epilepsia, esclerose múltipla". Sem contar serem capazes de provocar ansiedade, compulsão alimentar, depressão, enxaqueca, hiperatividade, insônia, palpitação cardíaca, perda auditiva, tontura.


 lugar: Refrigerante. Segundo pesquisa do Dr. Joseph Mercola, "uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar (150 calorias), entre 30 e 55 mg de cafeína, corantes artificiais e sulfitos". Não fosse pouco, "a bebida é muito ácida, ruim para rins e ossos".

 lugar: Donuts. Por possuírem grande quantidade de gordura trans, "o pior tipo de gordura que você pode ingerir", provocam doenças cardíacas, câncer, diabetes e obesidade.

 lugar: Cachorro-quente. O vilão aqui é a salsicha, uma carne processada rica em nitrito de sódio - substância cancerígena que "pode aumentar o risco de câncer do pâncreas e do intestino". Além de hipertensão.

 lugar: Bacon. Seu consumo "aumenta o risco de doenças cardíacas em 42%, e de diabetes em 19%". Estudo da Universidade de Columbia descobriu, mais, que pode provocar doenças pulmonares.

 lugar: Salgadinhos de batata. Não tem vitaminas, nem minerais, só gorduras. "Não têm nenhum benefício nutricional".

 lugar: Batata frita. Rica em gorduras trans e em acrilamida, "uma das mais potentes substancias cancerígenas, que aparecem quando as batatas são aquecidas em altas temperaturas".

 lugar: Pizza. Apesar de entrar nessa lista, nem todas as pizzas são nocivas à saúde. Só as congeladas, vendidas em supermercados, por serem ricas em conservantes. O vilão dessa pizza é a farinha branca usada na sua massa, "logo absorvida pelo organismo e transformada em açúcar puro".

 lugar: Salgadinhos de milho. Por serem todos fritos, provocam obesidade e aumentam o nível de açúcar no sangue. E não aproveitam as fibras do milho, tão benéficas à saúde.

10º lugar: Sorvete. Normalmente contem açúcar, aromatizante artificial, corantes e gordura trans, aumentando o nível do colesterol ruim. 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Significado de Quarta-feira de Cinzas


A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao Domingo de Páscoa.
A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

domingo, 19 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CARNAVAL - TUDO A VER COM A IGREJA?


A origem da palavra "carnaval" é objeto de ampla controvérsia.

Para uns, a palavra vem do prefixo grego CARN, que se refere ao carro (ou carroça) usado nas paradas religiosas, como os empregados nas festas anuais em honra ao deus Apolo.

Para outros, o nome vem da expressão italiana CARNE LEVARE, que significa "tirar a carne", numa referência à proibição católica de se comer carne durante a Quaresma.
Para outros ainda, a palavra vem do latim CARNE VALE, que significa "adeus à carne", indicando que eram os últimos dias em que se podia comer carne antes da quaresma.
Para outros ainda também, carnaval é uma tradução de CARNE VALE, que significaria "despedida do corpo", uma vez que nesta época as pessoas são estimuladas a se soltarem e se envolverem com as atividades carnavalescas.
Nosso dicionário Houaiss anota que a palavra vem do latim clássico CARNEM LEVÁRE, substantivo que significa "abstenção de carne"; o termos ocorre em vários dialetos da Itália e, provavelmente, do milanês CARNELEVALE (1130), fixa-se no italiano como CARNEVALE (sXIV) e daí no francês CARNEVAL (1552) ou CARNAVAL (1680), passando às demais línguas européias ainda no século 17.
Segundo Houaiss, parecem sem fundamento histórico as hipóteses que derivam a palavra da locuçao latina CARRUS NAVALIS (carro naval), por associação à carreta em forma de barco usada em festas populares romanas.
A própria origem do carnaval é obscura. É possível que suas raízes se encontrem num festival religioso primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas há quem diga que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos césares, ligadas às famosas saturnálias, de caráter orgíaco. Contudo, o rei Momo é uma das formas de Dionísio — o deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo, e isto faz recuar a origem do carnaval para a Grécia arcaica, para os festejos que honravam a colheita. Sempre uma forma de comemorar, com muita alegria e desenvoltura, os atos de alimentar-se e beber, elementos indispensáveis à vida. 

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...