segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O povo não vai ficar sem pastor.

Foto divulgada pelo L'Osservatore Romano mostra papa Bento 16 durante prece de Ângelus na Praça de São Pedro (24/02)

O pontífice de 85 anos, em discurso perante dezenas de milhares em uma lotada Praça de São Pedro, afirmou que continuará a servir à Igreja e a amá-la, rezando e meditando após a história renúncia na quinta-feira, a primeira em quase 600 anos.
Segundo Bento 16, que justificou a renúncia afirmando não ter mais a força mental e física  para liderar os 1,2 bilhão de católicos do mundo, Deus o chamou para "escalar a montanha". Após afastar-se do cargo, ele ficará recluso em um monastério que está sendo renovado para ele em uma área atrás dos muros antigos da Cidade do Vaticano.
Mas apesar de ultimamente ele ter a aparência cansada e frágil, a multidão que enchia a praça pareceu energizá-lo, e ele expressou-se como uma voz clara e forte, repetidamente agradecendo os fiéis por seu afeto enquanto eles o interrompiam repetidas vezes com aplausos e vivas. Segundo a polícia, havia cerca de 100 mil pessoas no local.
"(A renúncia) não significa abandonar a igreja", disse. "Pelo contrário, se Deus me pede é porque posso continuar servindo (a igreja) com a mesma dedicação e amor que tenho tentado ter até agora, mas de uma forma mais compatível à minha idade e à minha força."
O papa tem mais uma aparição pública na quarta-feira, quando participa de uma audiência geral na Praça de São Pedro. Nenhuma data foi determinada ainda para o início do conclave  dos cardeais, que votarão em segredo para eleger o sucessor de Bento 16.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...