Os 10 piores alimentos de todos os tempos para a saúde, segundo a lista divulgada pela nutricionista canadense Michelle Schoffro Cook - da Organização Internacional de Consultores de Nutrição, da Sociedade Internacional de Medicina Ortomolecular e da Sociedade Canadense de Medicina.


3º lugar: Donuts. Por possuírem grande quantidade de gordura trans, "o pior tipo de gordura que você pode ingerir", provocam doenças cardíacas, câncer, diabetes e obesidade.
4º lugar: Cachorro-quente. O vilão aqui é a salsicha, uma carne processada rica em nitrito de sódio - substância cancerígena que "pode aumentar o risco de câncer do pâncreas e do intestino". Além de hipertensão.
5º lugar: Bacon. Seu consumo "aumenta o risco de doenças cardíacas em 42%, e de diabetes em 19%". Estudo da Universidade de Columbia descobriu, mais, que pode provocar doenças pulmonares.
6º lugar: Salgadinhos de batata. Não tem vitaminas, nem minerais, só gorduras. "Não têm nenhum benefício nutricional".
7º lugar: Batata frita. Rica em gorduras trans e em acrilamida, "uma das mais potentes substancias cancerígenas, que aparecem quando as batatas são aquecidas em altas temperaturas".
8º lugar: Pizza. Apesar de entrar nessa lista, nem todas as pizzas são nocivas à saúde. Só as congeladas, vendidas em supermercados, por serem ricas em conservantes. O vilão dessa pizza é a farinha branca usada na sua massa, "logo absorvida pelo organismo e transformada em açúcar puro".
9º lugar: Salgadinhos de milho. Por serem todos fritos, provocam obesidade e aumentam o nível de açúcar no sangue. E não aproveitam as fibras do milho, tão benéficas à saúde.